A Biblioteca Professor Liberato Ronchi (*12/09/1938 +12/03/2023) foi criada quando o campus era vinculado à UFSC. Em 2008 a instituição transformou-se no Instituto Federal Catarinense (IFC).
Atualmente está em espaço provisório, localizado no térreo do bloco D, local que passou a ocupar no dia 12 de março de 2013. Sua estrutura possui 295m², ambiente climatizado, comportando acervo geral, obras de referência, periódicos, CDs e DVDs, mesas de estudos (totalizando 82 lugares), computadores de consulta ao acervo, computadores com acesso à Internet e Rede Wi-Fi. Seu acervo é de aproximadamente 18.000 exemplares, com destaque para áreas de agricultura, pecuária, veterinária, química, informática e educação.
Atende os alunos e os servidores para o uso e empréstimo de materiais, e a comunidade para o uso local. Entre os serviços oferecidos, estão: empréstimo/devolução, renovação, consulta ao acervo, reserva de obras, solicitação de empréstimo entre bibliotecas do IFC, atendimento à normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros.